Buscar
  • Editora Pedregulho

O que foi e o que deixou de ser

“O abismo do inexplicável em Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Thiago Ribeiro, será lançado dia 28 de setembro de 2018.


Ler e reler Machado de Assis é uma tarefa praticamente infinita, com a qual muitos serão os envolvidos. Suas obras são ricas em diálogos e possibilidades. Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, o narrador vai além da morte e da vida, em um tempo diferente, falando abertamente sobre as pilhérias da vida (e da morte).

Thiago Ribeiro, em seu livro O abismo do inexplicável, estuda as escolhas e as reações de Brás Cubas a cada morte presente no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, desvendando no discurso o que, muitas vezes, não é dito. Sobre a construção do seu livro, o autor nos diz:

Propus-me o desafio de estudar e tentar comprovar que a morte da mãe de Brás foi um evento que afetou o narrador de forma diferente das demais mortes citadas na história. Mesmo com a ressalva de pensar se Machado poderia ter atribuído “um pesar” para um personagem que se caracteriza por escrever com “a pena da galhofa”, busquei compreender como se dava a configuração entre a morte, Brás e a figura materna. Obviamente, não pude deixar de refletir sobre esse evento, morte, tanto para a humanidade quanto para os críticos de Machado. Em relação ao papel da mãe na obra, recorri a Freud e seus estudos para comprovar que mesmo, aparentemente, sem ser atribuída muita importância à mãe na narrativa, ela é uma personagem central para a compreensão da obra.

Thiago se apaixonou pela literatura de Machado de Assis ainda na graduação e começou a refletir sobre a produção do Bruxo do Cosme Velho. Em uma disciplina do mestrado estudou Memórias Póstumas de Brás Cubas e o tema da morte veio naturalmente ao produzir um artigo sobre o livro. Esse artigo se desdobrou em uma dissertação sobre a morte - com foco na morte da mãe de Brás Cubas.

Com suas reflexões, Thiago nos convida a pensar os efeitos das mortes no defunto-autor e (por que não?) em nós, leitores. É um andar pelas mortes, perpassando o abismo do inexplicável.


Serviço

Lançamento do livro O abismo do inexplicável em Memórias Póstumas de Brás Cubas

Quando: 28 de setembro de 2018, das 17h às 20 horas

Onde: Kaffa Cafeteria (Rua Darcy Grijó, 50, Jardim da Penha, Vitória, ES)

Preço do livro: R$ 30,00

Aberto ao público


Dados técnicos

ISBN: 978-85-67678-31-3

Tamanho: 14x21cm

Edição: 1ª

Ano: 2018

Idioma: Português

Número de Páginas: 124




27 visualizações

CNPJ 16.696.041/0001-02

editorapedregulho@gmail.com

Segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h

  • Facebook B&W
  • Instagram B&W