O Projeto “Sangrias - Um livro sobre aborto” será um dos lançamentos da Editora Pedregulho para este semestre. O livro, organizado por Antonella Barone e Beatriz de Barros, foi feito todo em forma coletiva, desde a coletânea dos textos, que contou com quarenta autorxs confirmados, de diferentes gêneros, orientações sexuais e idades, sobretudo, do Brasil e da Argentina, até a sua viabilização, feita por financiamento coletivo por meio de uma plataforma na internet, que recolheu as doações. Tudo isso prova a urgência e a vontade de mulheres para falarem sobre esse assunto e serem ouvidas/lidas.
“A ideia surgiu de uma inquietação das organizadoras do livro face à ausência de debates sobre o tema no Brasil, em contraste com a Argentina que, no ano passado, levou milhares de pessoas às ruas por ocasião de um trâmite legislativo, e ainda hoje segue com uma forte disputa no campo ideológico a céu aberto, em praticamente todos os espaços públicos, sobre o tema”, explica Beatriz Souza, uma das organizadoras da obra.
Beatriz também conta que o livro apresenta uma proposta de polifonia, pois agrega diversas formas de pensar e sentir a prática abortiva, “não só a partir de trabalhos acadêmicos, que são a maioria das publicações nesse sentido, mas incluindo também poesias, contos, pinturas e desenhos”.
O financiamento coletivo conseguiu bancar a versão eletrônica do livro, com previsão de multi-lançamentos no Sudeste do Brasil e outras cidades da América do Sul. A surpresa boa é que, graças a um esforço conjunto, deverá haver também a venda de alguns exemplares impressos, agora em fase de revisão final.
“Esse livro é um lembrete de que não lutamos sós. Há muitas vozes lutando conosco contra os retrocessos e, desse modo, não sofreremos uma derrota em definitivo tão facilmente”, finaliza Beatriz.
Comments