top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pedregulho

Nenhuma a menos



O Projeto “Sangrias - Um livro sobre aborto” será um dos lançamentos da Editora Pedregulho para este semestre. O livro, organizado por Antonella Barone e Beatriz de Barros, foi feito todo em forma coletiva, desde a coletânea dos textos, que contou com quarenta autorxs confirmados, de diferentes gêneros, orientações sexuais e idades, sobretudo, do Brasil e da Argentina, até a sua viabilização, feita por financiamento coletivo por meio de uma plataforma na internet, que recolheu as doações. Tudo isso prova a urgência e a vontade de mulheres para falarem sobre esse assunto e serem ouvidas/lidas.


“A ideia surgiu de uma inquietação das organizadoras do livro face à ausência de debates sobre o tema no Brasil, em contraste com a Argentina que, no ano passado, levou milhares de pessoas às ruas por ocasião de um trâmite legislativo, e ainda hoje segue com uma forte disputa no campo ideológico a céu aberto, em praticamente todos os espaços públicos, sobre o tema”, explica Beatriz Souza, uma das organizadoras da obra.


Beatriz também conta que o livro apresenta uma proposta de polifonia, pois agrega diversas formas de pensar e sentir a prática abortiva, “não só a partir de trabalhos acadêmicos, que são a maioria das publicações nesse sentido, mas incluindo também poesias, contos, pinturas e desenhos”.


O financiamento coletivo conseguiu bancar a versão eletrônica do livro, com previsão de multi-lançamentos no Sudeste do Brasil e outras cidades da América do Sul. A surpresa boa é que, graças a um esforço conjunto, deverá haver também a venda de alguns exemplares impressos, agora em fase de revisão final.


“Esse livro é um lembrete de que não lutamos sós. Há muitas vozes lutando conosco contra os retrocessos e, desse modo, não sofreremos uma derrota em definitivo tão facilmente”, finaliza Beatriz.

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page