top of page

Leia atentamente o texto que segue antes de enviar sua obra para análise.

Não realizamos atendimento sobre originais via WhatsApp ou telefone.

Todo assunto relacionado à publicação deve ser tratado via e-mail, no endereço originais@editorapedregulho.com.br.

Como funciona a seleção via e-mail?

A Pedregulho preza por publicações com qualidade literária e realiza todas as etapas de edição – registro ISBN, catalogação, diagramação, inserção de ilustrações (caso seja interessante para o projeto) e venda. Isso não exclui serviços como revisão, impressão e edição sob demanda. Qualquer dúvida que tiver, é só enviar um e-mail para contato@editorapedregulho.com.br.

Todos os livros recebidos pela editora são lidos e, em seguida, aprovados ou descartados. A Pedregulho não se compromete em enviar e-mails com negativas.

Como a Pedregulho é uma editora e não uma empresa que só imprime os livros, lemos todos os livros recebidos, no mínimo três vezes, e fazemos a avaliação para deixá-lo, editorialmente, na melhor qualidade possível.

Sobre a linha editorial da Pedregulho

O foco é publicar Literatura Brasileira Contemporânea, dentro dos gêneros conto, crônica, romance, poesia e dramaturgia. Dentro desses também se encaixa a literatura infantil/infanto-juvenil.

 

Forma de envio da obra

O arquivo finalizado deve ser enviado em arquivos com formatos simples (.doc, .docx). Capítulos avulsos, sinopses e trechos soltos não serão aceitos. No mesmo arquivo do livro deverá conter, em sua primeira página, uma biografia da autoria e dados como nome completo, nome artístico, endereço completo, links de redes sociais e telefones para contato, minibio e sinopse do livro.

 

Confira regras

ATENÇÃO:

- Para concorrer a esta seleção você precisa ser maior de 18 anos;

- Esta seleção é voltada para autorias nascidas no Brasil;

- Ter residência no Brasil;

- Serão aceitos apenas textos em língua portuguesa, de preferência em formato .doc ou .docx, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Sugerimos que não ultrapasse 100 páginas.

- Prepare estes materiais: foto de divulgação em boa qualidade, minibio (até 1000 caracteres com espaçamento) e texto de orelha sobre o livro (este último, opcional);

- Itens como ficha catalográfica e ISBN são responsabilidade da editora;

- Serão destinadas 50% das vagas para pessoas LGBTQIAPN+, negros, indígenas e mulheres.

 

Período de inscrições

As inscrições seguem abertas de 30/04/2024 a 30/05/2024. Os autores selecionados serão contatados pela editora durante o período de inscrições. Trabalharemos com as autorias escolhidas, estabelecendo um período de 30 dias para venda/reserva dos livros e, posteriormente, impressão e lançamento dos seus livros, de acordo com a chegada dos originais para avaliação.

Nesta edição, limitaremos a quantidade de livros aprovados para o segundo semestre de 2024. Excedendo o limite de aprovados para publicação do mês corrente, as autorias com obras selecionadas serão convocadas numa segunda chamada, para publicação nos meses seguintes, de acordo com o calendário editorial.

O calendário semestral será definido por ordem de chegada de inscrições.

Informações de contrato / pagamento de direitos autorais

As formas de contrato são:


1. Envio do original para a editora

A autoria não paga pelos serviços editoriais e recebe 5 exemplares do livro e direito autoral na primeira impressão + 10% da quantidade de livros da primeira impressão e posteriores reimpressões durante a vigência do contrato. A autoria se compromete a vender 50 exemplares da obra num período de pré-venda (com duração de 30 dias). As vendas são realizadas pelo site da loja da Pedregulho e a planilha de controle de vendas é atualizada semanalmente para a autoria. No final do período de pré-venda, atingindo o número mínimo de 50 livros vendidos, o livro vai para impressão e distribuição. Caso não atinja o número mínimo de 50 livros vendidos, a autoria obriga-se a comprar os exemplares restantes. 

Exemplo: durante a pré-venda são vendidos 35 livros. No final da pré-venda a autoria comprará 15 exemplares a preço de capa para que a produção do livro tenha seguimento. 

Se a autoria tiver interesse em adquirir mais exemplares, tem 25% de desconto a partir do 51° exemplar e 40% de desconto a partir do 101º exemplar.

2. Publicação independente
A autoria custeia toda a produção editorial e impressão e fica com 95% dos exemplares da tiragem escolhida. Nesse caso, a publicação segue outras regras, prazos e contrato. Para orçamento e mais detalhes, é só enviar um e-mail para contato@editorapedregulho.com.br.


A produção editorial, para ambos, é a mesma. O que modifica é a quantidade de exemplares/o investimento.

Sobre os direitos autorais após a publicação

Os direitos são cedidos à editora apenas para a publicação do livro no Brasil durante a vigência do contrato. O contrato tem validade de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses quando houver interesse de ambas as partes.

Características do impresso

Todos os livros da Pedregulho são impressos em papel Pólen Bold 70g/m² ou similar (miolo 1 cor/preto), tendo gramatura mínima de 240g/m² na capa e verniz fosco, com orelhas de 8cm cada.

O formato do livro escolhido para esta seleção é 14x21cm

Sobre a venda dos livros

Os livros são comercializados na loja da editora, que disponibiliza a compra por diversos meios de pagamento e entrega em qualquer lugar do país com frete fixo, via Correios ou transportadora. A venda para livrarias ou outras empresas acontecerá sob demanda e interesse da editora e dos clientes.

Não emprestamos exemplares nem trabalhamos com consignação.

 

Sobre a divulgação do livro

A editora poderá reservar, da primeira edição e de cada reimpressão, até 10% da tiragem impressa para divulgação. Esses exemplares serão enviados de forma gratuita para seus receptores e não terão pagamentos de direitos autorais. A Pedregulho apoiará a divulgação e a difusão das obras publicadas por ela, realizando, também, quando achar pertinente, inscrições nos maiores prêmios literários do país. Compromete-se a divulgar, em suas redes sociais, post e stories anunciando a pré-venda e/ou lançamento de livros.

 

Sobre a responsabilidade da autoria

A autoria é responsável pelo acompanhamento do processo de produção do livro: aprovar revisão final, projeto gráfico, ilustrações e trabalhar em conjunto com a editora para promoção e difusão do livro, incluindo participações em eventos promovidos pela Pedregulho. É de responsabilidade da pessoa autora trabalhar ativamente na divulgação do seu livro; e todo e qualquer custo na realização de eventos, se porventura vir a realizar, isentando a editora de qualquer responsabilidade relativa ao evento.

 

Sobre o prazo de avaliação das obras

A editora avaliará e entrará em contato com as autorias em até quatro meses após o recebimento da obra completa, com todos os dados solicitados. Não daremos retorno de leitura crítica para as obras não selecionadas.

O endereço para envio dos originais

Seguindo as orientações dispostas nesta página, o envio dos originais deve ser feito para originais@editorapedregulho.com.br.

bottom of page